Deuses do Monte Olimpo

por Ana Gabriela Lima

Há várias histórias e mitos nessa tão grande mitologia. Monstros, deuses, heróis, criaturas etc. O povo grego era politeísta. Seus deuses possuíam forma humana, como eles, e também reproduziam o mesmo comportamento dos humanos, com as mesmas fraquezas, paixões, emoções. A única coisa que diferenciava os deuses dos humanos eram os seus poderes sobrenaturais e a sua imortalidade.

Olimpo era a cidade dos céus, moradia dos deuses. No Olimpo haviam vários deuses, mas apenas 13 se destacavam e faziam parte do Conselho Olimpiano. São eles:

  • Zeus: este era o rei do Monte Olimpo. Junto com Poseidon e Hades, os Três Grandes, disputaram o Céu, o Oceano e o Submundo. Zeus ganhou o Monte Olimpo, nos céus, e se tornou o deus dos homens e dos deuses. Se casou com Hera, porém não teve filhos apenas com ela. Alguns deuses do Conselho Olimpiano são filhos de Zeus. Zeus é filho de Cronos (titã do tempo) e Reia. Foi o último filho de ambos, e passou sua infância sendo treinado para algum dia resgatar seus irmãos e derrotar seu pai. Após derrotar Cronos, Zeus assumiu o poder do mundo.
  • Poseidon: era o deus das Águas, controlava os Oceanos. Um dos Três Grandes e após a disputa ficou com a Água. Casado com Anfitrite, uma nereida (filha de Nereu), pai de Tritão. Poseidon também é pai dos Ciclopes, criaturas de um olho só. Ele foi o penúltimo filho de Cronos e Reia, e foi resgatado do pai (que o engoliu ainda quando o deus era bebê) por Zeus, que foi o escolhido para matar Cronos.
  • Hades: deus do Submundo e dos Mortos. Vive no Mundo Inferior, governando todos os sem-vida que vão para lá após a morte. Ele também é um dos Três Grandes e, contra sua vontade, ficou com o Submundo após a disputa. Sequestrou Perséfone, filha de Deméter, para ser sua companheira e a rainha do Submundo.
  • Hera: ela era a rainha dos deuses, esposa de Zeus e deusa da maternidade e casamento. Após Zeus, seu irmão e marido derrotar Cronos, ela foi viver em um lindo jardim, com algumas ninfas. Ela adorava brincar com as nuvens e sonhava em governar o céu. Um dia, Zeus, já encantado com as nuvens que Hera fazia, mandou sua águia buscar Hera e traze-la ao Olimpo. Quando ela chegou, eles combinaram um casamento e, assim, Hera se tornou rainha dos deuses.
  • Deméter: filha de Cronos e Reia, foi a terceira filha a ser engolida por Cronos. Ela é deusa da agricultura, colheita, natureza e estações do ano. Teve sua filha, Perséfone, com Zeus. Perséfone foi raptada por Hades para ser sua esposa. Deméter também teve um casal de gêmeos com seu outro irmão, Poseidon. Também teve alguns heróis, vindos de sua união com mortais.
  • Hermes: ele era, na mitologia grega, deus mensageiro, dos comerciantes e dos ladrões, pois quando ainda era bebê, roubou 50 cabeças de gado de seu meio-irmão, Apolo. Ele era filho de Zeus e Maia, uma filha de Atlas e Pleione.
  • Hefesto: filho do rei e da rainha dos deuses, Hefesto nasceu com uma imperfeição no rosto. Hera, sua mãe, o achou feio demais para viver no Olimpo, como um deus, e o jogou do Monte Olimpo. Ele se tornou o deus do Fogo, das Armas, do Ferro, da Tecnologia e alguns outros.
  • Dioniso: deus do vinho, das festas, da insanidade, dos ciclos vitais, do teatro. Dioniso era filho de Zeus com a Princesa Sêmele, que morreu assustada ao ver a verdadeira forma de Zeus. Após esse acontecimento, Zeus criou seu filho sozinho.
  • Ártemis: filha de Zeus e Leto e irmã gêmea de Apolo, Ártemis era a deusa da Lua, Caça, Vida Selvagem, Animais, Parto, Virgindade e outros. Ela era uma excepcional arqueira e caçadora. Seus cabelos eram negros, como a noite, cuja Lua é uma de suas esferas de controle. Ela vivia caçando na floresta com suas companheiras, as Caçadoras de Ártemis.
  • Apolo: como sua irmã gêmea, Ártemis, Apolo era filho de Zeus e Leto, um excelente arqueiro. Ele era o deus do Sol, da Cura, das Doenças, da Morte Súbita e da Beleza. Junto com Afrodite, eram os ideais de beleza para os mortais que os adoravam.
  • Afrodite: quando Urano foi partido em pedaços por Cronos, seus pedaços foram lançados ao mar, causando uma imensa concentração de espuma. Dessa espuma, a linda Afrodite nasceu. Afrodite era a deusa do amor e da beleza, mas também é responsável pela fertilidade.
  • Ares: Hera desejava muito ter um filho, que um dia derrotasse Zeus e assumisse o trono do Olimpo, como dizia uma antiga profecia. Seu desejo foi atendido, e ela teve Ares. Este, desde pequeno, guardou uma grande raiva dentro de si, se tornando o deus da guerra selvagem, com muita sede de sangue. Alguns deuses do Olimpo o temiam, e a única deusa que conseguia acalmá-lo era Afrodite.
  • Atena: ela era deusa da sabedoria, estratégia, justiça, civilização, habilidades e artes. Ela era filha de Zeus e Métis, deusa da Prudência. Ela era a favorita de seu pai, que teve mais de 60 filhos. Ela era uma das mais importantes deusas olimpianas, e uma das mais inteligentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s