O Pomo de Ouro

por Ana Gabriela Lima

Desde os primeiros anos da década de 1100, a caça ao ‘Pomorim Dourado’ ganhou grande popularidade no mundo bruxo. Este foi o passarinho que deu origem ao ‘pomo de ouro’.
Porém, este pássaro só foi chegar ao Quadribol em um jogo de 1269, numa partida onde o próprio presidente do Conselho dos Bruxos estava presente, Barbero Bragge.

Nesta partida, Bragge levou ao jogo uma gaiola com um Pomorim e anunciou aos jogadores que o jogador que conseguisse capturar este pássaro durante a partida ganharia o prêmio de cinquenta galeões. Desde esse jogo, o Pomorim passou a ser capturado a todo jogo. E, com a evolução do Quadribol, apenas um jogador passou a exercer essa função, o Apanhador.

Mas, então, o Pomorim Dourado entrou em risco de extinção e, para preservar a vida desses animais, o Ministério da Magia determinou que não era mais permitido a caça do Pomorim nem a sua presença nas partidas de Quadribol. E, a partir deste momento,  os fanáticos por Quadribol procuraram freneticamente por um substituto do Pomorim. Até que o bruxo Bowman Wright, de Godric’s Hollow, pensou no pomo para substituir o Pomorim. E, claro, foi bem sucedido com as anotações que deixou ao morrer.

Então, o Pomo de Ouro, nome dado pelo próprio criador, passou a ser finalmente usado no Quadribol.

Fonte bibliográfica:

Rowling, J. K. (2017). Quadribol através dos séculos. (L. Wyler, Trad.). Rio de Janeiro: Rocco. (Obra originalmente publicada em 2001).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s